Como usar sua experiência no mercado a seu favor quando for fazer um mestrado/doutorado em computação

MÃO NA MASSA

Pessoas que trabalham no mercado são exímios em tirar ideias do papel e torná-las realidade. Costumam meter mais as caras. Se você entende o que se espera de uma pesquisa de mestrado/doutorado é “só” uma questão de executar.

Fonte desconhecida.

ATITUDE PROFISSIONAL

Quem vem do mercado tende a agir de uma forma mais profissional. Pra mim aquilo era um trabalho como qualquer outro. Tinha algo a fazer e precisava entregar no tempo e qualidade esperados usando somente os recursos disponíveis. Não me via como um estudante que espera o professor definir as coisas. Eu era o responsável pelo meu mestrado/doutorado dar certo.

CAPACIDADE DE PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO

No meu mestrado/doutorado, tava sempre definindo metas, quebrando atividades, planejando e executando. Todo começo de ano tinha mapeado os locais que queria publicar artigos, datas, temas a serem explorados e potenciais colaboradores. Durante o ano ia ajustando à medida que as coisas iam andando. Pesquisa tem alguns componentes a mais de incerteza que dificilmente há num projeto de software. Há de se adaptar o método de gerenciar o projeto.

Fonte desconhecida.

TRABALHO EM EQUIPE

Pra ser justo, o negócio só deu certo porque eu sabia que meu amigo é um puta pesquisador. Até isso devo à minha vivência no mercado. Montar equipes boas sempre fez parte da ordem do dia. Já na academia é comum nem se pensar em envolver outras pessoas. Seja pelo hábito de trabalhar sozinho, seja porque às vezes se tem um postura de querer o protagonismo para si.

CONHECIMENTO DE PONTA

Na computação existem algumas áreas que a academia tende a estar à frente do mercado. Atualmente assuntos relacionados à Inteligência Artificial e Ciência de Dados são bons exemplos. Grandes empresas como Google, Facebook, Amazon, etc estão sempre caçando talentos dentro das universidades. Sejam professores ou alunos de mestrado/doutorado.

--

--

Engenheiro de Software, Consultor, Pesquisador, Professor e Doutor em Ciência da Computação. http://brunocartaxo.com

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Bruno Cartaxo

Bruno Cartaxo

Engenheiro de Software, Consultor, Pesquisador, Professor e Doutor em Ciência da Computação. http://brunocartaxo.com